Quem sou eu

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
1.Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial; 2.Membro da Academia Brasileira de Rinologia; 3.Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia da Clínica Médica Usuy 4.Fellow Otorhinolaryngology University of Southern California, Los Angeles – USA

domingo, 12 de julho de 2009

PRINCIPAIS CIRURGIAS FUNCIONAIS REALIZADAS

É importante lembrar que as cirurgias são realizadas somente depois que todos os tratamentos clínicos possíveis foram realizados e não alcançaram o sucesso esperado, só então o procedimento cirúrgico é indicado para que a cura seja alcançada ou que haja uma melhora importante na qualidade de vida da pessoa.

Adenoamigdalectomia: Cirurgia realizada para retirada da adenóide e das tonsilas palatinas.
Adenoidectomia: Cirurgia realizada para a retirada da adenóide.
Amigdalectomia: Essa cirurgia é realizada no tratamento da amigdalite de repetição, nela as tonsilas são retiradas.
Úvulopalatofaringoplastia: Cirurgia realizada para tratamento de roncos e apnéia do sono (curtas paradas respiratórias). Redução de fratura nasal: Este procedimento cirúrgico é indicado para correção de problemas estéticos e funcionais desencadeados por uma fratura nasal. Septoplastia: Consiste no alinhamento e/ou centralização do septo nasal através da ressecção (retirada) da cartilagem e osso desalinhados ou em excesso.
Turbinectomia ou Turbinoplastia: Reduz o volume excessivo dos conchas nasais.
Sinusotomia, Etmoidectomia e Antrostomia: São cirurgias realizadas na região dos seios da face que objetivam a desobstrução dos orifícios de drenagem de secreção permitindo melhor ventilação e auxiliando no tratamento de doenças como a Sinusite, entre outras.
Polipectomia: Cirurgia realizada para retirar os pólipos nasais.
Timpanomastóidectomia: Essa cirurgia é realizada para tratamento de doenças crônicas da orelha e/ou Colesteatoma impedindo seu crescimento.
Timpanoplastia: Essa cirurgia é realizada para reconstruir a membrana timpânica perfurada. Essa perfuração acontece principalmente quando a pessoa apresenta otite média de repetição e porque algumas das infecções não foram tratadas corretamente.
Timpanotomia (colocação de tubo de ventilação): É realizada quando a pessoa apresenta Otite média serosa, que provoca o acúmulo de secreção dentro da orelha média. A cirurgia consiste na colocação de um tubo de ventilação (uma prótese em formato de tubo que liga a orelha média à externa) permitindo o equilíbrio das pressões dentro e fora da orelha média. Essa cirurgia é realizada principalmente em crianças, por apresentarem Otites médias freqüentes.
Estapedectomia: É realizada no tratamento da Otosclerose que provoca a fixação (endurecimento) do estribo (osso localizado na orelha média). Durante a cirurgia é feita a substituição do estribo prejudicado por uma prótese com formato aproximado.
Microcirurgia de Laringe: Cirurgia realizada para retirar os pólipos, nódulos (calos) nas pregas vocais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário