Quem sou eu

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
1.Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial; 2.Membro da Academia Brasileira de Rinologia; 3.Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia da Clínica Médica Usuy 4.Fellow Otorhinolaryngology University of Southern California, Los Angeles – USA

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Dieta para Refluxo GastroEsofágico / Refluxo LaringoFaríngeo

EVITAR:

- Café, chocolates, chá (mate, verde, preto e hortelã), refrigerantes, menta ou bebidas mentoladas;
- Álcool e cigarro;
- Frituras e gorduras;
- Massas e doces (feitos com farinha de trigo);
- Frutas ácidas: laranja, limão, abacaxi, maracujá;
- Temperos fortes: vinagre, limão, pimenta, pimenta-do-reino, alho, cebola, mostarda, catchup, conservas;
- Embutidos e defumados (salsicha, salame, linguiça, copa);
- Alimentos indigestos: pepino, tomate, beringela, pimentão;
- Queijos fortes (gorgonzola, provolone, etc.);
- Anti-inflamatórios de uso crônico ou em grande quantidade: corticóides, AAS, aspirina, cataflan, voltaren;
- Comer antes de dormir (esperar duas horas após última ingesta alimentar);
- Ingerir muito líquido durante as refeições.

RECOMENDO:

- Comer devagar e mastigar bem os alimentos;
- Não ficar de jejum mais que quatro horas, alimentando-se, pelo menos, seis vezes ao dia ( a cada 2 horas);
- Leite desnatado, 1 a 2 copos ao dia, podendo adicionar frutas, sabor morango, côco, groselha, açucar queimado, canela, mel, cereais, neston, sustagen, ensure (exceto chocolate e café);
- Iogurte activia;
- Leite de soja, podendo ser com sabor (ades, purity, ...);
- Chá, exceto: mate, preto, verde e hortelã;
- Suco de frutas (exceto as cítricas);
- Frutas: mamão, melão, maçã, pera, morango, banana, pêssego, ameixa, caju, acerola, goiaba, caqui, etc.;
- Cereais: farelo de trigo, gérmen de trigo, aveia, granola,etc.;
- Pão francês sem miolo, uma fatia de pão integral ou de centeio;
- Torrada, bolacha de água e sal, bolacha de fibras;
- Queijo branco e magro, requeijão light, ricota, presunto de peru, frango desfiado, atum na água;
- Mel e geléia;
- Arroz, feijão;
- Saladas com legumes, verduras, grãos (ervilha, lentilha, milho,...);
- Temperos: sal, tempero verde, azeite de oliva, shoyo light, orégano, ervas finas;
- Carne magra: na chapa, grelhada, assada ou cozida;
- Gelatina, sagu, manjar, pudim ( sem farinha), cremes, frutas cozidas ( em pequena quantidade);
- Salada de frutas, podendo acrescentar clara em neve;
- Fazer atividades físicas como caminhada 3-4 vezes por semana.

21 comentários:

  1. Oi Dr. aqui é a Bianca que esteve hoje 28/10 em seu consultorio, com problemas na garganta - fluxo.

    Então vi o problema: muitooooo café, muito tempero (amo temperos na comida), tomate e pimentao! ;O

    Ja estou com o remédio...

    =D

    abraçoss...

    ResponderExcluir
  2. Esqueci:

    Meu blog com frases de poesias minhas é esse:
    http://universoennig.blogspot.com/

    obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Margareth Dias de Oliveira22 de maio de 2010 às 12:56

    Olá, meu nome é Margareth Dias, moro no Rio de janeiro e tenho refluxo laringofaringeo. Meu médico me proibiu de comer feijão. Vejo que o senhor recomenda. Deve-se comer o feijão nesse caso?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, preiso tirar uma dúvida!
    garganta seca,pigarro q me incomodam o dia todo..minah garganta queima de tanto forçar p sair..e qdo treino corrida ta me incomodando muito fica mais seca ainda,chega doer...e vi alguns alimentos podem estar causando isso...qual melhor tratamento? aguardo breve retorno.Obrigada

    ResponderExcluir
  5. oi doltor me chamo fábia tenho esofagite de refluxo com erosão no esofago, tenho gastrite e hemorroida tomo muitos remedios mas não me sinto muto bem o q fazer?

    ResponderExcluir
  6. oi doutor ainda é a fábia o q fazer para escapar da terrivel endoscopia não tem outro exame menos doloroso?

    ResponderExcluir
  7. oi doutor eu operei do refluxo acído há um ano pois ele causou uma infecções na garganta,6 meses atras eu tirei a glandula salivaria direita pois ela estava com calculos e uma infecções cronica, mas agora esta causando infecções na glandula salivária esquerda e a garganta fica inrritada com a saliva muito espumosa e gorsa durante a noite, será que minha operação não deu resultado e o refluxo voltou..qual o médico que eu procuro agora?o que eu devo fazer??

    ResponderExcluir
  8. Doutor fui diagnosticada com refluxo laringofaringeo, estou usando a um mês o Pantoprazol e os sintomas melhoraram muito pouco, talvez cerca de 50%. Não teria outro tipo de medicamento mais eficaz? O Senhor acha interessante eu procurar um gastro, uma vez que estou tratando com um ottorrino?

    Obrigada pela atenção

    Rogeria

    ResponderExcluir
  9. VEJO CADA SITE SUGERIR UM ALIMENTO,MUITOS ACRESCENTAM PAO,(MASSAS E DERIVADOS)LEITE E DERIVADOS,E SAL (AKI MESMO INDICA O SAL) E TENHO REFLUXO,E TUDO ISTO PIORA MUITO POR FERMENTAR EM MEU ESTOMAGO,E O SAL FAZ COM QUE MINHA GARGANTA FIKA MAIS IRRITADA,TIREI O SAL,E PASSOU IMEDIATAMENTE O ARDOR,GOSTARIA DE SABER SE QUALQUER TIPO DE ANTIACIDOS MELHORA MINHAS CRISES,DESDE JA AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  10. Recomenda morango? Morango é uma fruta altamente ácida.

    ResponderExcluir
  11. Que eu saiba, apenas banana e melão,

    ResponderExcluir
  12. E pelo jeito, o doutor não responde nada!!!

    ResponderExcluir
  13. Limão é um otimo remedio para refluxo,ele alcaliniza-se ao ingerirmos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Dr aqui é mira eu tenho refluxo mais Não sinto azia nem dor dor no estômago essa dieta q colocou ai é para as pessoas gordas e eu só magra e a alta estou pesando 50 kilos onde vou parar me explica eu estou no momento sem médico estou apavorada nunca tive isso me ajude por favor

    ResponderExcluir
  15. Eu também tenho refluxo laringofaringeo, eu estava tomando pantoprazol mas parei porque senti que não estava me ajudando muito mas mudei a alimentação.
    Fiz algumas pesquisas e dizem que podemos nos livrar do refluxo só mudando a alimentação, alguns hábitos e exercício, as vezes me sinto bem mas as vezes mas ainda continuo...tem um pigarro na garganta que nunca sai, tenho rinite crônica, será que esse refluxo vai melhorar mesmo Doutor? Já estou há 3 meses. Gastei dinheiro com consulta mas o otorrino não fez nenhum exame, só disse que estava com muito refluxo. Não sei o que fazer?

    ResponderExcluir
  16. Tenho esofagite B.estou na dieta mas não melhora.o q fazer .remédio tbm não melhora

    ResponderExcluir
  17. Gente cade o doutor pra responder as perguntas ?

    ResponderExcluir
  18. só lembrando que dieta é com nutricionista

    ResponderExcluir
  19. Porq faz um site com é resposta....
    Q o esse doutor aí ñ responde nada ..ficamos feito bobos mandando pergunta sem resposta....falta de respeito com as pessoas....qual a finalidade disso..desse site...

    ResponderExcluir